Primeiro encontro com o projeto em Gdansk, Polónia, outubro 2019

Memory of Water (MoW)

“No fim de 2019 surgiu a oportunidade de fazer parte do projeto Memory of Water (MoW), como coordenadora de uma residência artística focada em práticas participativas, a acontecer em junho de 2020 em Govan, Escócia. A Rede Inducar aceitou ser a minha “organização de envio”, através do Corpo Europeu de Solidariedade.

Com todas as atividades no exterior adiadas e entregue ao modelo de teletrabalho, a minha maior ocupação tem sido a reestruturação do website do projeto MoW.

Escrevo/vivo/teletrabalho do lado sul do rio Clyde, em Glasgow. Em direção a oeste – e partilhando o mesmo rio – fica Govan, uma cidade com um património extenso e uma vida diferente do centro de Glasgow. Desde pedras esculpidas do tempo dos Vikings, ao facto ter sido um dos centros mundiais de construção naval até ao final do século XX, Govan é casa de grandes ativistas e grupos comunitários. As partes do estaleiro servem agora de estúdios para vários artistas e as docas, em frente, corriam o risco de se tornarem habitações de luxo que em nada serviriam a comunidade de Govan. A proposta não foi aprovada. Vitória do povo! Contudo, a ameaça permanece.

O projeto MoW dialoga, através da intervenção artística, com todos os níveis da sociedade. Desde colaborar com a comunidade local, aos políticos, planeadores urbanos e outros acionistas, trabalhamos com o intuito de criar eventos inclusivos e intervenções artísticas que mostrem a potencialidade dos espaços pós-industriais ao serviço da cultura e das pessoas.

 

“Já lá vão dois meses desde que cheguei e mais de um mês de quarentena. Tem sido desafiante, no mínimo, mas cheio de aprendizagens.”

 

Inês Cavaco

Sara
Andrade

Estudou Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 

O seu percurso profissional tem sido pautado por uma forte vertente multidisciplinar, tendo tido a oportunidade de desenvolver vários projetos em áreas como a educação, voluntariado, formação e intervenção sócio-cultural. Tem colaborado com várias organizações no âmbito da participação juvenil, cidadania democrática, sensibilização e educação para os Direitos Humanos, educação intercultural, empregabilidade, voluntariado e desenvolvimento pessoal. Atualmente é trabalhadora freelancer na área da juventude, dando formação e coordenando projetos sobretudo com jovens, educadores e youth workers.

 

Integra a Rede Inducar desde 2015 e tornou-se sócia no final de 2016. Atualmente desempenha o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração.

 

Faz também parte da Bolsa de Formadores/as do Conselho Nacional de Juventude (desde 2013) onde facilita processos de auscultação a jovens e organizações de juventude, do programa Erasmus+ Juventude em Ação (desde 2013) onde desenvolve formações sobre voluntariado e aprendizagem intercultural, do Programa Somos onde promove ações de Educação para os Direitos Humanos(desde 2016) e da Plataforma das ONGD’s (desde 2016).

 

sara.andrade@inducar.pt 


<!– /wp:paragraph –>