À Roda do Género - Rede Inducar

À Roda de Gênero

Há mais de um mês temos acompanhado as polémicas em redor da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento nas escolas com o episódio de dois alunos terem reprovado por faltas após o despacho do secretário de Estado, o que originou a criação de um manifesto – já subscrito por pessoas com responsabilidades em diferentes áreas sociais e políticas – tendo como mote a prioridade conferida à família na escolha do “tipo de educação” para os seus filhos e, em particular, o direito à objeção de consciência na frequência da disciplina.

 

Esta situação trouxe ao de cima que grande parte desse desconforto, como sabemos, centra-se fundamentalmente nas temáticas da Igualdade de Género e da Sexualidade.

 

E perante este cenário, em que falar-se de Género nas escolas é alvo de polémica e resistência, sendo atacado o simples questionar sobre papéis de género, de estereótipos, etc., como ideologia ou doutrinação, urge juntarmos diversos agentes – escolas, ONGs, ativistas, youth workers – para um “diálogo-ação” visando traçar possíveis diretrizes que potenciem o nosso trabalho nessas temáticas.

 

Apesar de sermos várias as ONGs a trabalhar em parceria com escolas e que isso traga uma rica diversidade de abordagens, no entanto, é nítida também uma ausência de cooperação mais próxima entre nós e uma visão comum a nível mais macro, o que nos faz correr o risco de desperdiçarmos esforços e recursos sempre limitados.

 

Sendo a Inducar uma organização aprendente, trabalhando na promoção da educação não formal como ferramenta para a transformação social, estamos verdadeiramente empenhadas/os em processos participativos e na facilitação e co-construção de espaços de aprendizagem e, desta forma, e com este “convite-desafio”, pretendemos criar em conjunto um espaço de partilha e co-construção de planos comuns de atuação nas temáticas de género nas escolas num formato aberto, participativo e colaborativo e, ao mesmo tempo, ambicionando que possamos juntas e juntos desenhar um plano concreto para nortear o nosso trabalho conjunto.

 

Como pontapé inicial, pensamos em organizar um primeiro encontro no dia 24 de outubro, sábado, no Porto, com um formato desenhado em dois momentos: • Manhã: Partilhas de recursos, métodos, dificuldades na prática quotidiana no trabalho com/nas escolas • Tarde: Co-construção de um plano de ação comum

 

Este encontro destina-se a pessoas e organizações que atuem com jovens em contexto escolar (ou não) sobre as temáticas de Género e Sexualidade.

 

 

Inscrições até dia 18 de outubro aqui: https://bit.ly/2H2p8oT

Local a ser enviado após confirmação da inscrição.

Sara
Andrade

Estudou Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 

O seu percurso profissional tem sido pautado por uma forte vertente multidisciplinar, tendo tido a oportunidade de desenvolver vários projetos em áreas como a educação, voluntariado, formação e intervenção sócio-cultural. Tem colaborado com várias organizações no âmbito da participação juvenil, cidadania democrática, sensibilização e educação para os Direitos Humanos, educação intercultural, empregabilidade, voluntariado e desenvolvimento pessoal. Atualmente é trabalhadora freelancer na área da juventude, dando formação e coordenando projetos sobretudo com jovens, educadores e youth workers.

 

Integra a Rede Inducar desde 2015 e tornou-se sócia no final de 2016. Atualmente desempenha o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração.

 

Faz também parte da Bolsa de Formadores/as do Conselho Nacional de Juventude (desde 2013) onde facilita processos de auscultação a jovens e organizações de juventude, do programa Erasmus+ Juventude em Ação (desde 2013) onde desenvolve formações sobre voluntariado e aprendizagem intercultural, do Programa Somos onde promove ações de Educação para os Direitos Humanos(desde 2016) e da Plataforma das ONGD’s (desde 2016).

 

sara.andrade@inducar.pt 


<!– /wp:paragraph –>