Num ano em que celebramos os 50 anos do 25 de abril de 1974 e as resultantes mudanças e novas possibilidades de pensar, de fazer e de ser, esta celebração implica-nos em reconhecer todo um conjunto de utopias não cumpridas e de lutas que estão nas ruas.
Quase 30 anos depois do 25 de abril de 1974, surgiu a Inducar, com o intuito de refletir, estar e atuar na área da educação tendo em conta uma conceção mais ampla, mais igualitária, mais atenta aos direitos individuais, sociais e políticos das pessoas e que, por isso, pudesse e possa, atualmente, contribuir de forma mais significativa para o desenvolvimento de seres humanos mais críticos e mais capazes de agir e transformar o mundo em que vivem.
Com o número 2 dos Cadernos d’ Inducar procuramos, assim, celebrar os 50 anos do 25 de abril e os 20 anos da Rede Inducar, a partir das reflexões e inquietações de atuais e anteriores cooperadores e cooperadoras da Inducar, em torno da tríade temática Educação-Política-Cidadania, num convite a promover ou a reforçar a reflexão, individual e coletiva, sobre o lugar que (não) ocupamos nos contextos histórico-políticos que dominam os discursos ideológicos e as narrativas que quotidianamente experimentamos. É, por isso, com entusiasmo que partilhamos este novo número dos Cadernos d’Inducar, num tempo urgente de reflexão crítica e de ação conjunta.
Os Cadernos d’Inducar são publicados em formato digital, a sua circulação é livre e os seus conteúdos são disponibilizados em acesso aberto, pelo que agradecemos, se os fizer sentido, que divulguem este número dos Cadernos pelas vossas redes de contactos, de proximidades, de luta(s) e de transformação.
Boas leituras!