IPDJ Instituto Português do Desporto e Juventude

Janeiro 1, 2019

Grupo de Trabalho – Reconhecimento de Competências Adquiridas em Contexto de Educação Não Formal
 
A Inducar integra, na qualidade de Membro Efetivo, o Grupo de Trabalho constituído pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, com o objetivo de proceder à definição de um modelo nacional de reconhecimento e validação de competências adquiridas em contexto de Educação Não Formal, para jovens, que resultou na criação do certificado Passe Jovem. Integram igualmente este grupo a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, a Agência ERASMUS + “Juventude em Ação”, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Observatório Permanente da Juventude, o Conselho Nacional de Juventude, a Federação Nacional de Associações Juvenis e a Câmara Municipal de Lisboa.

Estratégia Nacional de Competências

 

A Inducar tem participado neste projeto desenvolvido pelo governo português em parceria com a OCDE e com a Comissão Europeia, no sentido de construir uma estratégia mais integrada, participada e sustentável de educação e formação de adultos no nosso país.

Sara
Andrade

Estudou Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 

O seu percurso profissional tem sido pautado por uma forte vertente multidisciplinar, tendo tido a oportunidade de desenvolver vários projetos em áreas como a educação, voluntariado, formação e intervenção sócio-cultural. Tem colaborado com várias organizações no âmbito da participação juvenil, cidadania democrática, sensibilização e educação para os Direitos Humanos, educação intercultural, empregabilidade, voluntariado e desenvolvimento pessoal. Atualmente é trabalhadora freelancer na área da juventude, dando formação e coordenando projetos sobretudo com jovens, educadores e youth workers.

 

Integra a Rede Inducar desde 2015 e tornou-se sócia no final de 2016. Atualmente desempenha o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração.

 

Faz também parte da Bolsa de Formadores/as do Conselho Nacional de Juventude (desde 2013) onde facilita processos de auscultação a jovens e organizações de juventude, do programa Erasmus+ Juventude em Ação (desde 2013) onde desenvolve formações sobre voluntariado e aprendizagem intercultural, do Programa Somos onde promove ações de Educação para os Direitos Humanos(desde 2016) e da Plataforma das ONGD’s (desde 2016).

 

sara.andrade@inducar.pt 


<!– /wp:paragraph –>