SOS Racismo

sos racismo

Janeiro 1, 2019

Catapulta

O Projeto “Catapulta”, promovido pelo Movimento SOS Racismo, na freguesia da Sé do Porto, tem como principais objetivos promover a inclusão social de jovens da freguesia da Sé e zonas adjacentes, apoiando-os na construção do seu percurso escolar ou profissional, desenvolvendo as suas competências pessoais e sociais e valorizando a sua origem e identidade. A Inducar é uma das entidades parceiras do consórcio, a par da Junta de Freguesia da Sé, da Comissão de Proteção Crianças e Jovens – Porto Ocidental, do Grupo Musical de Miragaia – Associação Cultural e Recreativa, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, da Federação Nacional de Associações Juvenis, do Agrupamento de Escolas de Alexandre Herculano – Porto, do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Espaço T.

Não Engolimos Sapos

A Inducar teve a oportunidade de facilitar dois dias de trabalho intensivo de preparação da ida para o terreno da equipa do projeto Não Engolimos Sapos, do SOS Racismo, financiado pelo Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração da Comunidade Cigana – FAPE – do Alto Comissariado para as Migrações – ACM, I.P., cujo objetivo é combater o preconceito e lutar contra a discriminação estrutural contra a comunidade cigana. Um grupo extremamente ativo, colaborativo e com uma reflexão crítica bem apurada, constituída por membros das entidades parceiras do projeto que, além do SOS Racismo, inclui grupos informais de ciganos de vários pontos do país.

Key 1.0 –  A chave da compreensão científica abre as portas da inclusão

A formação “A Aprendizagem pela Discussão na Escola” foi uma das primeiras etapas do projeto “Key 1.0”, promovido pelo SOS Racismo com o duplo objetivo de promover o pensamento científico e proporcionar um clima acolhedor face a migrantes e refugiados. Dirigida sobretudo a professores e professoras, esta foi uma ação aberta a todas as pessoas da área da educação e da intervenção social que pretendam desenvolver competências para a aplicação de métodos de aprendizagem pela discussão no seu trabalho com jovens. Esta é uma ferramenta de aprendizagem autêntica, baseada na estimulação da curiosidade genuína e no livre questionamento. Nos temas científicos, nomeadamente na Física e na Química – disciplinas com algum grau de abstracção, por um lado, e de formalidade, por outro -, considerar serena e autonomamente várias hipóteses e experimentar um clima horizontal, em que se colabora, em que se discute livremente, e em que se assume a possibilidade do erro como parte natural do processo de aprendizagem, é uma forma empática e inteligente de orientar uma turma e prevenir incidentes críticos, tal como a exclusão de minorias. Não sendo apenas um método, esta é uma abordagem metodológica que permite de forma eficaz um maior número de alunos e de alunas desenvolver a capacidade de raciocinar cientificamente, o que lhe confere o potencial de encontro entre ciência e inclusão.

Sara
Andrade

Estudou Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 

O seu percurso profissional tem sido pautado por uma forte vertente multidisciplinar, tendo tido a oportunidade de desenvolver vários projetos em áreas como a educação, voluntariado, formação e intervenção sócio-cultural. Tem colaborado com várias organizações no âmbito da participação juvenil, cidadania democrática, sensibilização e educação para os Direitos Humanos, educação intercultural, empregabilidade, voluntariado e desenvolvimento pessoal. Atualmente é trabalhadora freelancer na área da juventude, dando formação e coordenando projetos sobretudo com jovens, educadores e youth workers.

 

Integra a Rede Inducar desde 2015 e tornou-se sócia no final de 2016. Atualmente desempenha o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração.

 

Faz também parte da Bolsa de Formadores/as do Conselho Nacional de Juventude (desde 2013) onde facilita processos de auscultação a jovens e organizações de juventude, do programa Erasmus+ Juventude em Ação (desde 2013) onde desenvolve formações sobre voluntariado e aprendizagem intercultural, do Programa Somos onde promove ações de Educação para os Direitos Humanos(desde 2016) e da Plataforma das ONGD’s (desde 2016).

 

sara.andrade@inducar.pt 


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