FEC - Fundação Fé e Cooperação

FEC

Portugal, de Setembro de 2007 a Julho de 2012

M Igual? Igualdade não é indiferença

O projeto de Educação para o Desenvolvimento “M-Igual?” foi uma campanha educativa pela inclusão e equidade promovida pela Fundação Gonçalo da Silveira. A Inducar foi a entidade formadora do projeto, responsável por: 1) preparar e animar workshops de formação para professores e alunos; 2) realizar sessões complementares de formação nas escolas parceiras do projeto; 3) prestar apoio tutorial às escolas, no sentido de acompanhar e monitorizar a realização de atividades no âmbito do projeto; 4) desenvolver ferramentas / atividades pedagógicas de exploração dos Objetivos Do Milénio [ODM], a utilizar naqueles momentos.

Portugal, de Junho de 2016 a Maio de 2018

Sinergias

 

A Inducar é uma das mais de 20 entidades envolvidas no projeto “Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal”, promovido em conjunto pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP), pelo CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e com o apoio da Universidade do Porto. Este projeto visa dar continuidade ao objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho colaborativo entre a academia e as organizações da sociedade civil na área de ED, promovendo a qualidade de intervenção da ED em Portugal e, mais especificamente, fortalecendo e ampliando o trabalho já desenvolvido na ligação entre investigação e ação no campo da ED, no “projeto Sinergias ED: Conhecer para melhor Agir – promoção da investigação sobre a ação em ED em Portugal”. Neste âmbito, a Inducar a par de outras Organizações da Sociedade Civil e Instituições do Ensino Superior da região Norte do país, organizou uma primeira ação colaborativa, em concreto um evento sobre Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG) que se realizou em outubro de 2017, no Porto. Os objetivos deste evento passaram por: 1) Aprofundar a compreensão do conceito de ED/ECG junto de atores de educação, favorecendo a sua reflexão e integração nas práticas profissionais; 2) Refletir sobre a relação entre a ED/ECG e a Educação Formal e Não Formal; 3) Incentivar e dinamizar momentos de partilha de experiências e práticas de ED/ECG, numa lógica de aprendizagem entre pares e em contexto de diversidade.

Portugal, de Setembro de 2016 a Agosto 2018

Uma ca(u)sa comum

A Inducar foi uma das entidades contactadas no âmbito do projeto Uma Ca(u)sa Comum: Educar para a Cidadania Global pela Ecologia Integral, iniciativa da Fundação Gonçalo da Silveira e da Associação Casa Velha, financiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que visa colocar em diálogo organizações da sociedade civil da área da Educação para a Cidadania Global e da área da Ecologia/Sustentabilidade no sentido de olhar as questões ecológicas como uma causa comum, estrutural e estando na origem de situações de pobreza, injustiça social e desigualdade a nível global. Enquanto membro integrante do grupo de organizações que farão parte deste processo de diálogo, a Inducar participará em três encontros de trabalho ao longo dos dois anos do projeto, com vista à reflexão conjunta e à criação de um documento com recomendações específicas sobre a ligação entre ECG e Ecologia Integral.
Saber mais sobre este projeto aqui.

Sara
Andrade

Estudou Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 

O seu percurso profissional tem sido pautado por uma forte vertente multidisciplinar, tendo tido a oportunidade de desenvolver vários projetos em áreas como a educação, voluntariado, formação e intervenção sócio-cultural. Tem colaborado com várias organizações no âmbito da participação juvenil, cidadania democrática, sensibilização e educação para os Direitos Humanos, educação intercultural, empregabilidade, voluntariado e desenvolvimento pessoal. Atualmente é trabalhadora freelancer na área da juventude, dando formação e coordenando projetos sobretudo com jovens, educadores e youth workers.

 

Integra a Rede Inducar desde 2015 e tornou-se sócia no final de 2016. Atualmente desempenha o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração.

 

Faz também parte da Bolsa de Formadores/as do Conselho Nacional de Juventude (desde 2013) onde facilita processos de auscultação a jovens e organizações de juventude, do programa Erasmus+ Juventude em Ação (desde 2013) onde desenvolve formações sobre voluntariado e aprendizagem intercultural, do Programa Somos onde promove ações de Educação para os Direitos Humanos(desde 2016) e da Plataforma das ONGD’s (desde 2016).

 

sara.andrade@inducar.pt 


<!– /wp:paragraph –>