Câmara Municipal de Lisboa

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Lisboa (Portugal), Outubro de 2015 a Janeiro de 2017

Mecanismo de Reconhecimento das Aprendizagens Decorrentes do Voluntariado
 
No decurso do seu envolvimento na facilitação do Grupo de Trabalho responsável pela criação deste mecanismo e da elaboração do respetivo relatório e manual de implementação, sempre em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (parceiro desta iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (CML), no âmbito da Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015), a Rede Inducar foi convidada pelo Banco de Voluntariado da CML a facilitar o processo de implementação desta abordagem no âmbito do projeto-piloto que envolve um grupo de organizações promotoras de voluntariado e outras organizações na qualidade de observadoras. Para além da facilitação do processo, a Inducar assume neste âmbito a responsabilidade de capacitar as organizações envolvidas para a integração desta componente nos seus programas de voluntariado e de fazer a revisão do manual, em resultado da sistematização de experiências inerentes a esta implementação.

 

Lisboa (Portugal), Outubro de 2016 a Outubro de 2017

Sensibilização Externa do Programa SOMOS

A Inducar co-geriu o Programa Somos – Programa Municipal de Educação para os Direitos Humanos e Educação para a Cidadania Democrática da Câmara Municipal de Lisboa, na sua componente de sensibilização externa, em resultado do respetivo procedimento concursal. Partindo para esta aventura em parceria com uma série de entidades relevantes na cidade, foi nosso papel envolver todas as pessoas e organizações interessadas para, juntos e juntas, fazer chegar a quem vive a cidade de Lisboa uma Educação para os Direitos Humanos e para a Cidadania Democrática promotora de transformação de mentalidades e mudança de atitudes.

Lisboa (Portugal),Junho de 2016 e Julho de 2017




I e III Escolas SOMOS

Promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa no quadro do SOMOS – Programa Municipal de Educação para os Direitos Humanos, as Escolas SOMOS pretendem ser um espaço privilegiado de desenvolvimento de competências e criação de sinergias em torno da Educação para os Direitos Humanos e da Educação para a Cidadania Democrática. A Rede Inducar foi responsável pela coordenação pedagógica da 1ª e da 3ª edições destas escolas, com quatro e seis formações de multiplicadoras e multiplicadores, respetivamente, bem como outras atividades paralelas a acontecer, como sessões de partilha de práticas, uma biblioteca humana ou uma feira de organizações.

Sara
Andrade

Estudou Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 

O seu percurso profissional tem sido pautado por uma forte vertente multidisciplinar, tendo tido a oportunidade de desenvolver vários projetos em áreas como a educação, voluntariado, formação e intervenção sócio-cultural. Tem colaborado com várias organizações no âmbito da participação juvenil, cidadania democrática, sensibilização e educação para os Direitos Humanos, educação intercultural, empregabilidade, voluntariado e desenvolvimento pessoal. Atualmente é trabalhadora freelancer na área da juventude, dando formação e coordenando projetos sobretudo com jovens, educadores e youth workers.

 

Integra a Rede Inducar desde 2015 e tornou-se sócia no final de 2016. Atualmente desempenha o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração.

 

Faz também parte da Bolsa de Formadores/as do Conselho Nacional de Juventude (desde 2013) onde facilita processos de auscultação a jovens e organizações de juventude, do programa Erasmus+ Juventude em Ação (desde 2013) onde desenvolve formações sobre voluntariado e aprendizagem intercultural, do Programa Somos onde promove ações de Educação para os Direitos Humanos(desde 2016) e da Plataforma das ONGD’s (desde 2016).

 

sara.andrade@inducar.pt 


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