Parceiro

accademia europea di firenze

2021

Ideare

Ao serviço da Bolsa de Formadores da Agência Nacional do Programa Juventude em Ação (organismo corresponsável pela promoção desta iniciativa integrada no Ano Europeu da Juventude), uma colaboradora da Inducar tem a responsabilidade de facilitar os eventos regionais dirigidos a educadores, professores e técnicos da área da educação e juventude, com o intuito de proporcionar o conhecimento acerca de potenciais contributos que possam emergir de novas relações entre escolas, movimento associativo e autoridades locais, tendo por base atividades que resultem de processos de educação informal e não formal.

Porto - Fevereiro a Maio de 2015

Pro Actors

Ao longo de um período de três meses, a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, a Escola da Segunda Oportunidade de Matosinhos e a Rede Inducar acolhem três estagiárias da área dos projetos socioeducativos em prol dos jovens, ao abrigo do Programa Erasmus + da Comissão Europeia. Em parceria com a Accademia Europea di Firenzi, a Inducar é igualmente responsável pela coordenação desta mobilidade de aprendizagem, que inclui formação linguística e cultural, mentoria e acompanhamento em contexto de trabalho, no sentido de oferecer a estas jovens uma oportunidade de desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.

Portugal - Janeiro de 2014 a Dezembro de 2015

MOB GAE – MOBility as a source of personal and professional Growth, Autonomy and Employability

O projeto MOB GAE – MOBility as a source of personal and professional Growth, Autonomy and Employability (www.mobgae.eu), tem como objetivo avaliar o impacto dos projetos de mobilidade na vida pessoal e profissional dos/as seus participantes. Neste estudo longitudinal, cujo desenho foi da responsabilidade da Rede Inducar, realizaram-se questionários online, entrevistas individualizadas e focus groups, junto de um amplo número de pessoas que participaram nestes programas entre 2000 e 2013. O projeto pretende também disseminar e divulgar testemunhos de pessoas que já realizaram programas de mobilidade, partilhando as boas práticas e resultados nos participantes e nas instituições envolvidas. Ao longo de 2015 serão realizadas várias iniciativas entre as quais encontros de disseminação e um FlashMob. MOB G.A.E. é um projeto financiado pelo Programa Leonardo Da Vinci – Key Action 4, com duração de dois anos (01/01/2014 – 31/12/2015) e que reúne 18 parceiros de 15 países, entre os quais a EUROYOUTH e a Rede Inducar em Portugal e tem como coordenador a Accademia Europea di Firenze (Itália).

Sara
Andrade

Estudou Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 

O seu percurso profissional tem sido pautado por uma forte vertente multidisciplinar, tendo tido a oportunidade de desenvolver vários projetos em áreas como a educação, voluntariado, formação e intervenção sócio-cultural. Tem colaborado com várias organizações no âmbito da participação juvenil, cidadania democrática, sensibilização e educação para os Direitos Humanos, educação intercultural, empregabilidade, voluntariado e desenvolvimento pessoal. Atualmente é trabalhadora freelancer na área da juventude, dando formação e coordenando projetos sobretudo com jovens, educadores e youth workers.

 

Integra a Rede Inducar desde 2015 e tornou-se sócia no final de 2016. Atualmente desempenha o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração.

 

Faz também parte da Bolsa de Formadores/as do Conselho Nacional de Juventude (desde 2013) onde facilita processos de auscultação a jovens e organizações de juventude, do programa Erasmus+ Juventude em Ação (desde 2013) onde desenvolve formações sobre voluntariado e aprendizagem intercultural, do Programa Somos onde promove ações de Educação para os Direitos Humanos(desde 2016) e da Plataforma das ONGD’s (desde 2016).

 

sara.andrade@inducar.pt 


<!– /wp:paragraph –>