Equidade de Género

O que significa hoje em dia ser homem, mulher ou ter uma identidade de género não-binária? E como teria sido há meio século atrás? Como será no futuro?  

Como é que o género se cruza com outros aspetos identitários, sociais, políticos, económicos e culturais, no acesso a oportunidades? 

Poderemos ser diferentes sem sermos desiguais? Poderá a diversidade coexistir com a igualdade? O que é uma igualdade plena? 

Refletir, discutir e agir sobre as questões da Equidade de Género não é distinto da preocupação, enquanto cidadãs e cidadãos, pela democracia, pelo exercício dos direitos humanos, enfim, por uma cidadania plena.

A diversidade em função do género está presente de forma transversal no nosso quotidiano: da vida familiar à atividade profissional, passando pela participação cidadã. É por isso premente desenvolver competências e criar condições para que, de acordo com as especificidades de cada grupo/indivíduo, seja reconhecida e protegida a diversidade e aí sim se alcance a plena igualdade, ou seja, a equidade. 

Sara
Andrade

Estudou Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 

O seu percurso profissional tem sido pautado por uma forte vertente multidisciplinar, tendo tido a oportunidade de desenvolver vários projetos em áreas como a educação, voluntariado, formação e intervenção sócio-cultural. Tem colaborado com várias organizações no âmbito da participação juvenil, cidadania democrática, sensibilização e educação para os Direitos Humanos, educação intercultural, empregabilidade, voluntariado e desenvolvimento pessoal. Atualmente é trabalhadora freelancer na área da juventude, dando formação e coordenando projetos sobretudo com jovens, educadores e youth workers.

 

Integra a Rede Inducar desde 2015 e tornou-se sócia no final de 2016. Atualmente desempenha o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração.

 

Faz também parte da Bolsa de Formadores/as do Conselho Nacional de Juventude (desde 2013) onde facilita processos de auscultação a jovens e organizações de juventude, do programa Erasmus+ Juventude em Ação (desde 2013) onde desenvolve formações sobre voluntariado e aprendizagem intercultural, do Programa Somos onde promove ações de Educação para os Direitos Humanos(desde 2016) e da Plataforma das ONGD’s (desde 2016).

 

sara.andrade@inducar.pt 


<!– /wp:paragraph –>